quarta-feira, 3 de junho de 2015

Diagnóstico da Doença Celíaca

  O único exame capaz de confirmar, de fato, a doença é uma endoscopia com biópsia do intestino delgado. Porém, existem alguns testes sorológicos capazes de diagnosticar a doença de forma assintomática e atípica. Esses testes combinados podem evitar testes mais invasivos, que é o caso da biópsia intestinal. Eles determinam a quantidade de anticorpos antigliadina, antitransglutaminase tecidual e antiendomísio. Pode-se fazer também um teste de absorção intestinal de açúcar e gordura, que é feito a partir da avaliação da absorção de D.Xilose e a porcentagem de gordura nas fezes.

Endoscopia

  Quando feita em celíacos, é comum observar:
- Pregas apresentando fissuras, parecendo fatias, um mosaico;
- Pregas de tamanho reduzido e/ou que desaparecem com a insuflação máxima;
- Pregas achatadas.

Anticorpos Anti-Trasglutaminase IgC, IgM e IgA

  O principal auto-antígeno na doença celíaca identificado é a Transglutaminase tecidual (tTG), ou seja, permite um diagnóstico sensível e confiável.. Ela (tTG) faz parte de famílias de enzimas dependentes do cálcio que cataliza a formação de proteínas; Está associada à fibras de revestimento muscular (da musculatura lisa) e células endotélias, e encontram-se bastante distribuídas em nossos órgãos.
  As gliadinas do trigo podem atuar como substrato para a reação da transglutaminase, pois a tTG participa no processo de reparação tecidual.
  Em pessoas com a doença celíaca ocorrem as chamadas injurias teciduais, isso causa elevação nos níveis de tTG.
  Portanto, os marcadores IgA anti-transglutaminase são extremamente importantes e específicos para doença celíaca.

Anticorpos Anti-Gliadina (AGA) IgC e IgA

  Os testes de IgC e IgA quando usados juntos são 80% específicos e 95% sensíveis, visto que o Igc é sensível, porém pouco específico. E IgA é pouco sensível, e específico. 
  Os níveis da antigliadina geralmente são elevados na doença celíaca não tratada.

Anti-Endomísio (EMA) IgA

  Esse anticorpo liga-se ao tecido conjuntivo ao redor da musculatura lisa, chamado de endomísio, e produz um padrão de cores característico, que é visualizado por imunofluorescência indireta. Esse teste pode ser mais específico, e serve para confirmação do resultado positivo do tTG. O teste de ELISA é mais sensível que o por Imunofluorescência,

Anticorpos Anti-Reticulina

  Cerca de 60% dos celíacos apresentam positivo nesse teste.





Rafaela Andrade Couto
celiacos.org.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário