domingo, 28 de junho de 2015

Glúten no Intestino

  Quando chega ao intestino o glúten se transforma em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais.
  Quando a sua refeição atinge seu intestino, a transglutaminase tissular (tTG), uma enzima produzida em sua parede intestinal, quebra o glúten em seus blocos de proteínas, a gliadina e a glutenina.
  Como estas proteínas fazem o seu caminho através de seu sistema digestivo, o sistema imunológico em seu intestino, o tecido linfóide associado ao intestino (GALT), as identifica como substâncias potencialmente nocivas. Em pessoas que não têm problemas com glúten, as proteínas são absorvidas. Naqueles com sensibilidade ao glúten, o GALT identifica a gliadina como substância perigosa e produz anticorpos para atacá-la. Em celíacos, esses anticorpos não só atacam a gliadina, mas também atacam a tTG, que originalmente tem a função de quebrar o glúten em suas duas partes.
  Esta enzima, tTG, tem inúmeras funções, incluindo a exploração em conjunto das microvilosidades em nosso intestino. Seu corpo recolhe nutrientes para absorvê-los através das paredes de seu intestino, quanto mais área de superfície há, mais eles podem ser absorvidos. Imagine tentar absorver um galão de água com uma toalha de papel contra uma toalha de banho. Microvilosidades, que se parecem com dedos peludos, existem em seu intestino para aumentar a área de superfície e absorver nutrientes.
  Quando os anticorpos que seu corpo produziu para se defender contra o ataque da gliadina também ataca sua enzima tTG, estas microvilosidades podem atrofiar e causar erosão, diminuindo a sua capacidade de absorver nutrientes e permitindo que as paredes de seu intestino se tornem permeáveis. Isto pode manifestar-se em sintomas digestivos, incluindo distensão abdominal, constipação, diarréia, perda de peso, má absorção de gordura e à desnutrição, tais como deficiência de ferro ou anemia, baixo nível de vitamina D ou mesmo osteoporose. Este embotamento das microvilosidades é a marca da doença celíaca, que é uma doença autoimune. Para se desenvolver é necessário ser portador do gene HLA-DQ2 ou HLA-DQ8, mas nem todos os portadores do gene apresentam a doença.








Vitória Duarte Ferreira
http://www.huffingtonpost.com/amy-myers-md-/effects-of-gluten-on-the-body_b_3672275.html⁠⁠⁠⁠
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/a-doenca-do-gluten/
https://en.wikipedia.org/wiki/Gluten

Nenhum comentário:

Postar um comentário